PF deflagra Operação Conexão Sul de Minas contra facções criminosas com atuação em Alfenas e região
Esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 50 milhões em ativos ilícitos. 250 policiais federais e 80 militares atuam no cumprimento de mandados em Minas e São Paulo.

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou nesta quinta-feira (26/6) a Operação Conexão Sul de Minas, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas interligadas, com forte atuação nas cidades de Alfenas e Poços de Caldas, além de outros municípios do Sul de Minas e do Noroeste Paulista.
A ação mobiliza 250 policiais federais e 80 policiais militares, responsáveis pelo cumprimento de 18 mandados de prisão temporária, 16 de prisão preventiva e 80 de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Alfenas.
As investigações, que duraram cerca de um ano e contaram também com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, revelaram um esquema altamente estruturado, envolvido em crimes como tráfico de drogas e armas, roubo a instituições financeiras, extorsão, lavagem de dinheiro, receptação, furto qualificado e adulteração de veículos.
Atuação regional e capilaridade criminosa
De acordo com a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos seguintes municípios:
Alfenas/MG: 15 mandados
Poços de Caldas/MG: 47 mandados
Campestre/MG: 5 mandados
Andradas/MG: 3 mandados
Mogi Guaçu/SP: 4 mandados
Ribeirão Preto/SP: 4 mandados
São João da Boa Vista/SP: 2 mandados
O grupo criminoso investigado movimentou pelo menos R$ 50 milhões em ativos ilícitos, utilizando transações com automóveis usados, empresas de fachada e pessoas interpostas (laranjas) para ocultar a origem dos valores. Durante a operação, estão sendo apreendidos e sequestrados bens de alto valor, como veículos de luxo, imóveis, embarcações e valores em contas bancárias.
A coleta de DNA de quatro investigados também está sendo realizada, visando à inclusão de perfis genéticos na Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), do Ministério da Justiça, devido a suspeitas de envolvimento em crimes patrimoniais contra instituições financeiras.
Prisões e apreensões anteriores
As apurações foram precedidas por ações que resultaram em prisões em flagrante em diferentes localidades:
Alfenas/MG: apreensão de 67 tabletes de maconha, crack, cocaína e cinco veículos;
Três Pontas/MG: apreensão de tabletes de crack e cocaína;
Campestre/MG: apreensão de pistola 9mm, carregadores e munições;
Ribeirão Preto/SP: apreensão de veículos com identificadores adulterados;
Altinópolis/SP: desmantelamento de um laboratório de drogas com prensa, moldes, insumos químicos e equipamentos para processamento de cocaína.
Segundo a PF, mesmo com ações anteriores, os grupos demonstraram elevado grau de organização, com capacidade de rápida adaptação, expansão territorial e crescimento patrimonial.
Objetivo: sufocamento econômico do crime organizado
A Operação Conexão Sul de Minas tem como meta não apenas a prisão dos envolvidos, mas também o estrangulamento financeiro das organizações criminosas, com o objetivo de impedir a continuidade de suas atividades e reduzir sua influência territorial.
A Polícia Federal, por meio de sua representação em Minas Gerais, reforça o compromisso institucional com o combate à criminalidade organizada e solicita o apoio da sociedade com informações e denúncias anônimas que possam contribuir com a elucidação de novos crimes e identificação de envolvidos.
COMENTÁRIOS