• Alfenas, 20/05/2025
  • A +
  • A -

Teatro Capitólio celebra 98 anos com documentário que resgata sua história em Varginha, MG

g1.globo.com
Teatro Capitólio celebra 98 anos com documentário que resgata sua história em Varginha, MG


Produção do coletivo Resenha Cultural reúne um material de 30 minutos e foi lançada no próprio teatro, na segunda-feira (19). Teatro Capitólio tem história contada em documentário
O Teatro Capitólio, um dos principais símbolos culturais de Varginha, completa 98 anos de história em 2025 e foi homenageado com o lançamento de um documentário especial (veja no vídeo acima).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O material tem 30 minutos de duração e sua estreia aconteceu na segunda-feira (19), no próprio teatro, reunindo artistas e moradores apaixonados pela cultura local em uma noite marcada pela emoção e pela memória.
Quase um século de arte no coração da cidade
Teatro Capitólio celebra 98 anos com documentário emocionante sobre sua história
Reprodução/EPTV
Inaugurado em 12 de outubro de 1927, o Teatro Capitólio foi idealizado pelos irmãos italianos Navarra, e sua arquitetura eclética logo se tornou um marco na paisagem urbana.
Ao longo de quase um século, o teatro se firmou como espaço fundamental para a difusão da arte, da música, do teatro e da dança em Varginha.
Desde sua fundação, o teatro foi palco de apresentações memoráveis e testemunhou a transformação cultural da cidade.
Resgate do legado
Produzido pelo coletivo Resenha Cultural, o documentário de 30 minutos apresenta depoimentos de artistas locais, ex-funcionários, regentes, produtores culturais e frequentadores do teatro. Com uma abordagem afetiva e histórica, a produção retrata a importância do Capitólio não apenas como prédio, mas como um verdadeiro centro de transformação humana.
“A gente não só faz um registro de pessoas, de artistas que têm uma ligação, uma história com o teatro, mas é uma linda homenagem também aos 98 anos do teatro. Eu fico imaginando que talvez daqui a dois anos a gente queira fazer um segundo, e aí sim falando dos 100 anos, e aí talvez um documentário com tempo maior, que a gente possa agregar novos personagens, outras histórias”, disse Enílson Pires Júnior, produtor responsável pelo documentário.
Tradição preservada com olhar para o futuro
Administrado pela Prefeitura de Varginha desde 1983 e tombado como patrimônio histórico em 2000, o teatro passou por diversas reformas ao longo dos anos. Atualmente conta com três andares, capacidade para 617 pessoas e uma agenda ativa de eventos.
Para os próximos meses, estão previstas novas melhorias em som e climatização, sempre respeitando as regras do conselho de patrimônio, que garante a preservação da fachada e dos elementos históricos.
Emoções que atravessam gerações
O maestro Cassiano, da Orquestra Filarmônica de Varginha, se emocionou ao relatar seu vínculo com o espaço em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo.
“Para mim, quando eu entro aqui, eu me sinto muito bem. A minha filha fala que eu não moro lá em casa. Vamos lá na casa do papai? A casa do papai é o Teatro Capitólio”.
Já para a moradora Denise, o Capitólio é um espaço de inspiração para as novas gerações.
“O teatro é tudo, é cultura, é beleza, é riqueza, que não tem preço. Vida longa ao Teatro Capitólio, trazendo as crianças, apresentando para eles e querendo que eles sigam essa parte musical e teatral também. E sonho um dia em vê-los aqui, se apresentando”.
Teatro é palco de apresentações memoráveis e testemunhou a transformação cultural da cidade mineira
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.